Search
Tradutor
Total de visualizações de página
Gostou do novo visual do blog?
Seguidores
MECHAMASTE. Tecnologia do Blogger.
Postagens populares
Deixe sua sugestão!
Blogs Catolicos
Colaboradores
Anuncio
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
A Palavra de Deus é concreta
O Deus bíblico é um Deus que fala. "Fala o Senhor, o Deus dos deuses [...] e não se calará" (Sl 50,1-3). O Senhor mesmo repete infinitas vezes na Bíblia: "Ouve, meu povo, deixa-me falar" (Sl 50,7). Nisso a Bíblia vê a mais clara diferença dos ídolos, que "têm boca e não falam" (Sl 115,5). Deus serviu-se da Palavra para comunicar-se com as criaturas humanas.
Contudo, que significado devemos atribuir a expressões tão antropomórficas como "Deus disse a Adão", "assim fala o Senhor", "diz o Senhor", "oráculo do Senhor" e outras semelhantes? Trata-se evidentemente de um falar diferente do humano, um falar aos ouvidos do coração. Deus fala como escreve! "Colocarei a minha lei no seu coração, vou gravá-la em seu coração", diz o profeta Jeremias (Jr 31,33). Ele escreve no coração e também suas palavras, Ele as faz ressoarem em você. Ele próprio o afirma expressamente por meio do profeta Oseias, falando de Israel como de uma esposa infiel: "Pois, agora, eu é que vou seduzi-la, levando-a para o deserto e falando-lhe ao coração" (Os 2,16).
Insiste-se, por vezes, em um falar quase material e externo de Deus: "Então, o Senhor vos falou do meio do fogo. Ouvíeis o som das palavras, mas não enxergáveis figura alguma, só havia uma voz!" (Dt 4,12; cf. At 9,7). Entretanto, também nestes casos trata-se da dramatização de um evento interior e espiritual, em todo caso, de um falar diferente do humano.
Deus não tem boca nem fôlego humanos: Sua boca é o profeta e Seu sopro o Espírito Santo. "Tu serás a minha boca", diz Ele próprio a Seus profetas, ou ainda, "porei minha palavra sobre teus lábios". É o sentido da célebre frase: "Foi sob o impulso do Espírito Santo que pessoas humanas falaram da parte de Deus" (2Pd 1,21). A tradição espiritual da Igreja cunhou para este modo de falar diretamente à mente e ao coração a expressão "locuções interiores".
Todavia, trata-se de um falar em sentido verdadeiro; a criatura recebe uma mensagem que pode traduzir em palavras humanas. É de tal modo vívido e real o falar de Deus que o profeta recorda com precisão o lugar e o tempo em que certa palavra "veio" sobre ele: "No ano em que morreu o rei Ozias" (Is 6,1), "No trigésimo ano, no dia cinco do quarto mês, encontrava-me eu entre os exilados, junto ao rio Cobar" (Ez 1,1), "No dia primeiro do sexto mês do segundo ano do rei Dario" (Ag 1,1).
A Palavra de Deus é tão concreta que a respeito dela é possível dizer que "cai" sobre Israel, como se fosse uma pedra: "O Senhor lançou uma ameaça a Jacó, ela caiu sobre Israel" (Is 9,7). Em outras vezes, a mesma concretude e materialidade é expressa não com o símbolo da pedra que fere, mas do pão que se come com gosto: "Bastava descobrir tuas palavras e eu já as devorava, tuas palavras para mim são prazer e alegria do coração" (Jr 15,16; cf. também Ez 3,1-3).
Nenhuma voz humana atinge profundamente o homem como a Palavra de Deus. "[A Palavra de Deus] penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração" (Hb 4,12). Por vezes, o falar de Deus "se faz ouvir com força... corta os cedros do Líbano" (Sl 29,4-5), ao passo que em outras vezes assemelha-se ao "murmúrio de uma leve brisa" (1Rs 19,12). Conhece todas as tonalidades do falar humano.
Pe. Raniero Cantalamessa
Fonte: Canção Nova
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Faça o download do CD do Ministério de Musica Me-Chamaste
Marcadores
Arquivos
Coordenadores do Grupo de Oração Me Chamaste
Coordenador Geral

Edson Carlos
Coordenador do Ministério de Pregação

Cleano Ricardo
Coordenadora do Ministério de Intercessão

Maria Perpetua
Coordenadora do Ministério de Artes

Larissa Queiroz
Coordenadora do Ministério Criança

Géssica Luana
Coordenador do Ministério Familia

Raimundinho
Coordenadora do Ministério Finanças

Kaele Lacerda
Coordenador do Ministério de Musica

Mateus Queiroz
0 comentários:
Postar um comentário