Search
Tradutor
Total de visualizações de página
Gostou do novo visual do blog?
Seguidores
MECHAMASTE. Tecnologia do Blogger.
Postagens populares
Deixe sua sugestão!
Blogs Catolicos
Colaboradores
Anuncio
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Pensando nesta devoção, recordemos o mais recente santo canonizado pela Igreja, João Paulo II, que desde a juventude já tinha como lema de vida e que veio a tornar-se o lema de seu ministério sacerdotal, episcopal e petrino: Totus Tuus – Todo teu, Maria – demonstrando a guarda total de sua vida à Mãe de Jesus. Assim o fez durante toda a sua existência. E como o ser de Maria é cristocêntrico, João Paulo II sabia que o seu amor à Maria tinha um fundamento: o amor e a entrega total a Deus.
O ser de Maria está em relação dependente do ser de Deus. Nada fez Maria sem o lançar-se à vontade do Altíssimo. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38); “Minha alma glorifica ao Senhor” (Lc 1,46); “Porque realizou em mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo nome é Santo” (Lc 1,49); “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5); Tais passagens bíblicas evidenciam que toda a vida de Maria está para a vida de Deus. Maria não é a luz, mas portadora da Luz; Não é a palavra, mas portadora da Palavra; Não é deusa, mas portadora de Deus.
São Luís Maria Grignion de Montfort, em quem João Paulo II se inspirou para o seu lema, afirma: “Toda a nossa perfeição consiste em sermos configurados, unidos e consagrados a Jesus Cristo. Portanto, a mais perfeita de todas as devoções é incontestavelmente aquela que nos configura, une e consagra mais perfeitamente a Jesus Cristo. Ora, sendo Maria, entre todas as criaturas, a mais configurada a Jesus Cristo, daí se conclui que, de todas as devoções, a que melhor consagra e configura uma alma a Nosso Senhor é a devoção à Maria, sua santa Mãe; e quanto mais uma alma for consagrada a Maria, tanto mais será a Jesus Cristo” (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, 120).
Diante de tais constatações, devemos ter um amor filial à Virgem Maria. Um dos instrumentos que proporciona o estreitamento deste amor é o Santo Rosário – ressalte-se, uma oração cristocêntrica – que nos auxilia, por Maria, a também “cristificarmos” nossa vida e fazermos sempre a vontade de Deus. Na Carta ApostólicaRosarium Virginis Mariae, João Paulo II assim se expressa: “nunca como no Rosário o caminho de Cristo e o de Maria aparecem unidos tão profundamente. Maria só vive em Cristo e em função de Cristo!”.
Não é a ela que recorremos quando falta o vinho para perseverarmos na vocação a que fomos chamados e ela nos diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”? Ora, irmão, quem de nós nunca sentiu a presença atuante desta Mãe em nosso itinerário formativo, durante a récita diária do Santo Rosário; nas celebrações litúrgicas em sua memória; nos estudos mariológicos... Maria é, pois, presença constante em nossa vida vocacional.
Assim sendo, aproveite este mês para analisar como anda a sua devoção à Virgem Maria. Ela é a Mãe que nos orienta e nos conduz ao verdadeiro Amor e para o qual tem razão de ser a nossa vocação: Jesus Cristo!
Tenha um santo e frutuoso Mês Mariano!
Fonte:
Luiz Antônio de A. Guimarães
Seminarista da Arquidiocese de Maceió
Secretário Nacional do Ministério para Seminaristas RCCBRASIL
Marcadores:Maria,Notícias,RCC,RCC Brasil,Santos
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Faça o download do CD do Ministério de Musica Me-Chamaste
Marcadores
Arquivos
Coordenadores do Grupo de Oração Me Chamaste
Coordenador Geral

Edson Carlos
Coordenador do Ministério de Pregação

Cleano Ricardo
Coordenadora do Ministério de Intercessão

Maria Perpetua
Coordenadora do Ministério de Artes

Larissa Queiroz
Coordenadora do Ministério Criança

Géssica Luana
Coordenador do Ministério Familia

Raimundinho
Coordenadora do Ministério Finanças

Kaele Lacerda
Coordenador do Ministério de Musica

Mateus Queiroz
0 comentários:
Postar um comentário