Search

Tradutor

Total de visualizações de página

Gostou do novo visual do blog?

Seguidores

MECHAMASTE. Tecnologia do Blogger.

Deixe sua sugestão!

Colaboradores

Anuncio

segunda-feira, 19 de maio de 2014

"o coração está fixo no Espírito Santo ou anda ‘por aí afora’?"


“O cristão fixe seu coração no Espírito Santo, e não o deixe ser ‘dançarino’ e ir de um lugar para outro” – disse o Papa Francisco na missa da manhã desta segunda-feira, 19, na Casa Santa Marta. O Pontífice centrou sua homilia em São Paulo, que foi capaz de evangelizar sem parar porque seu coração recebia firmeza do Espírito Santo.

O Pontífice desenvolveu a sua reflexão a partir do binômio “movimento-firmeza” no coração dos cristãos, e citou o empenho de evangelização de São Paulo, que apesar de ameaçado de morte, continua a evangelizar e, em nome do Senhor, cura um paralítico e deve convencer os pagãos que ele e Barnabé eram homens, e não ‘caídos do céu’. “Estes eram episódios humanos que Paulo vivia”, disse Francisco, acrescentando:

“Nós pedimos a graça de ter o coração fixo, como o de Paulo. Para não reclamar da perseguição, foi procurar outra cidade; começou a pregar ali; curou um doente, percebeu que o homem tinha fé suficiente para ser curado, acalmou o povo entusiasmado que queria lhe oferecer um sacrifício e depois, proclamou que há um só Deus, na língua dele. Isto só pode vir de um coração fixo”.

“Aonde estava o coração de Paulo – perguntou o Papa – para realizar tantas mudanças em tão pouco tempo e ir ao encontro das situações de modo adequado?” No Evangelho – afirmou – Jesus nos diz que o Espírito Santo, enviado pelo Pai, “ensinará todas as coisas” e “recordará tudo o que Ele disse”. O coração de São Paulo, portanto, “estava fixo no Espírito Santo”, este “dom que Jesus nos enviou”. E todos nós – advertiu – “se quisermos encontrar firmeza em nossa vida”, temos que “ir a Ele. Ele está em nosso coração, o recebemos no Batismo”.

“Com este exemplo, podemos nos perguntar: como é o meu coração? É ’dançarino, indeciso, sempre em movimento? É um coração que se assusta com as circunstâncias da vida e se esconde; tem medo de dar testemunho de Jesus Cristo? É corajoso ou tem medo e tenta se esconder? O que teme o nosso coração? A que tesouro ele está tão apegado? É um coração fixo nos deuses de todos os dias ou é fixo no Espírito Santo?”

Para Francisco, seria bom se nos perguntássemos “onde está a firmeza de nosso coração”, e também “recordar tudo o que nos circunda em casa, no trabalho, com os filhos, com os vizinhos, os colegas; com todos”:

“Eu me deixo levar por elas ou vou ao seu encontro com o coração fixo, de que sabe aonde está? Faríamos bem em pensar que temos um dom bonito, que nos deixou Jesus, que é Espírito da fortaleza, do conselho, que nos ajuda a prosseguir, a caminhar em meio às vicissitudes de todos os dias. Hoje podemos fazer esta prova: perguntemo-nos como está o nosso coração: está parado? E aonde? Nas coisas do Espírito Santo?”.

Fonte: Rádio Vaticano

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o download do CD do Ministério de Musica Me-Chamaste

Colabore com a RCC Brasil

Colabore com a RCC Brasil
Colabore com a RCC Brasil e ajude-nos a manter nossos projetos

Renovados no Espírito Santo

Renovados no Espírito Santo
Todas terças as 12 horas na VSFM 104,9

Entrevista com o Coordenador Edson Carlos

Arquivos

Coordenadores do Grupo de Oração Me Chamaste

Coordenadores do Grupo de Oração Me Chamaste

Coordenador Geral

Coordenador Geral
Edson Carlos

Coordenador do Ministério de Pregação

Coordenador do Ministério de Pregação
Cleano Ricardo

Coordenadora do Ministério de Intercessão

Coordenadora do Ministério de Intercessão
Maria Perpetua

Coordenadora do Ministério de Artes

Coordenadora do Ministério de Artes
Larissa Queiroz

Coordenadora do Ministério Criança

Coordenadora do Ministério Criança
Géssica Luana

Coordenador do Ministério Familia

Coordenador do Ministério Familia
Raimundinho

Coordenadora do Ministério Finanças

Coordenadora do Ministério Finanças
Kaele Lacerda

Coordenador do Ministério de Musica

Coordenador do Ministério de Musica
Mateus Queiroz