Search

Tradutor

Total de visualizações de página

Gostou do novo visual do blog?

Seguidores

MECHAMASTE. Tecnologia do Blogger.

Deixe sua sugestão!

Colaboradores

Anuncio

sexta-feira, 9 de maio de 2014

"Santos não são heróis, mas humildes testemunhas de Cristo"




Os santos não são heróis, mas são pecadores que seguem Jesus no caminho da humildade e da cruz: na homilia desta sexta-feira, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco comentou a primeira leitura, que narra a conversão de São Paulo.

O Pontífice explicou o que se entende quando dizemos que a “Igreja é santa”:

Mas como pode ser santa se todos nós estamos dentro? Somos todos pecadores, aqui. E a Igreja é santa. É a esposa de Jesus Cristo e Ele a ama, Ele a santifica, a santifica todos os dias com o seu sacrifício eucarístico. E nós somos pecadores, mas numa Igreja santa. E também nós nos santificamos com esta pertença à Igreja: somos filhos da Igreja e a Mãe Igreja nos santifica, com o seu amor, com os Sacramentos do seu Esposo.

Nas suas cartas – recordou o Papa –, São Paulo fala aos santos, a nós: “pecadores, mas filhos da Igreja santa, santificada pelo Corpo e o Sangue de Jesus”:

Nesta Igreja santa, o Senhor escolhe algumas pessoas para que a santidade fique mais evidente, para mostrar que Ele é quem santifica, que ninguém santifica si mesmo, que não existe um curso para se tornar santo, que ser santo não é ser faquir ou algo desse estilo… Não! A santidade é um dom de Jesus à sua Igreja, e para mostrar isso Ele escolhe pessoas em que o seu trabalho para santificar fica evidente.

No Evangelho – observou ainda Francisco –, existem muitos exemplo de santos: há Madalena, Mateus, Zaqueu e muitos outros que nos mostram qual é a primeira regra da santidade: “é necessário que Cristo cresça e nós nos rebaixemos”.

Assim, Cristo escolheu Saulo, que era um perseguidor da Igreja. E de tão grande que era, se tornou pequeno, obedeceu. Mas Paulo não se tornou um herói, explicou o Papa. Ele, que pregou o Evangelho em todo o mundo, “terminou a sua vida com um pequeno grupo de amigos, aqui em Roma, vítima dos seus discípulos”. Do grande homem que era, morreu decapitado. “Rebaixou-se, rebaixou-se, rebaixou-se….” A diferença entre os heróis e os santos – explicou por fim Francisco – “é o testemunho, a imitação de Jesus Cristo. Percorrer o caminho de Cristo, o caminho da cruz. Penso, afirmou ainda, nos últimos dias de São João Paulo II…”:

Não podia falar, o grande atleta de Deus, o grande guerreiro de Deus acaba assim: aniquilado pela doença, humilhado como Jesus. Este é o percurso da santidade dos grandes. Também é o percurso da nossa santidade. Se nós não nos deixarmos converter o coração por este caminho de Jesus – carregar a cruz todos os dias, a cruz ordinária, a cruz simples – e deixar que Jesus cresça; se não percorrermos este caminho, não seremos santos. Mas se o percorrermos, todos nós testemunharemos Jesus Cristo, que nos ama tanto. E daremos testemunho que, não obstante sejamos pecadores, a Igreja é santa. É a esposa de Jesus.

Fonte: Rádio Vaticano

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o download do CD do Ministério de Musica Me-Chamaste

Colabore com a RCC Brasil

Colabore com a RCC Brasil
Colabore com a RCC Brasil e ajude-nos a manter nossos projetos

Renovados no Espírito Santo

Renovados no Espírito Santo
Todas terças as 12 horas na VSFM 104,9

Entrevista com o Coordenador Edson Carlos

Arquivos

Coordenadores do Grupo de Oração Me Chamaste

Coordenadores do Grupo de Oração Me Chamaste

Coordenador Geral

Coordenador Geral
Edson Carlos

Coordenador do Ministério de Pregação

Coordenador do Ministério de Pregação
Cleano Ricardo

Coordenadora do Ministério de Intercessão

Coordenadora do Ministério de Intercessão
Maria Perpetua

Coordenadora do Ministério de Artes

Coordenadora do Ministério de Artes
Larissa Queiroz

Coordenadora do Ministério Criança

Coordenadora do Ministério Criança
Géssica Luana

Coordenador do Ministério Familia

Coordenador do Ministério Familia
Raimundinho

Coordenadora do Ministério Finanças

Coordenadora do Ministério Finanças
Kaele Lacerda

Coordenador do Ministério de Musica

Coordenador do Ministério de Musica
Mateus Queiroz